A prática do ensaio




O bom é inimigo do excelente.


Bom dia pessoal, tudo bem com vocês?
Me perdoem por semana passada, pela correria não pude postar nenhum texto aqui nem no blog Princesas Adoradoras, da qual tenho uma coluna sobre aconselhamento na área sentimental. Mas no dia de hoje vamos continuar o estudo sobre ministérios de louvor. O tema de hoje é a importância do ensaio.

Certamente em algum dia na sua Igreja você escolheu as músicas na hora do culto. Simplesmente sem nenhuma preparação, e ainda sua escolha foi nas músicas que você mais gostava, se nem ao menos considerar se era aquilo que o Espírito Santo queria ministrar na Igreja. É muito comum não haver ensaio em muitos ministérios. Talvez pela correria do dia a dia, afinal chegar cedo na Igreja no domingo acaba sendo um real exercício de fé. Ou ainda talvez não haja ensaio porque seu grupo seja bom demais e está acostumado a pegar as coisas na hora. Ou ainda, pode ser por falta de compromisso mesmo. Vocês não gostam de ensaiar. Existem grupos que ensaiam, e músicos que não tiraram a música. A música ficou linda, mas na hora do solo da guitarra, o bonito do guitarrista não aprendeu o solo. Essa também é outra realidade. Tem aqueles que chegam trinta minutos depois do ensaio ter começado. Outros ensaiam e não tocam o que ensaiaram. Tiraram a música, ensaiaram duas horas e na hora da ministração o "amado" líder não coloca a música na lista e ainda inventa de colocar outras das quais vocês não ensaiaram. Existem grupos que amam ensaiar, mas não amam com tanta intensidade orar. 

São músicos e não adoradores.

Ah, vocês não ensaiaram e na hora de tocar a música todos ficaram mais perdidos que uma criança no Carrefour. 
Tem aqueles que ouviram a música a semana toda, mas não pegaram no instrumento para ensaiar.

São inúmeras situações, poderia citar mais.

Independente do que se passe, acredito que seja no que for, devemos fazer o melhor para Deus. 
E existe o "nosso melhor" e o "melhor que pode ser feito".
Deus merece os dois. 
O nosso melhor é tudo aquilo que está dentro da nossa limitação, e o melhor que pode ser feito é quando colocamos o que há de melhor no mundo para fazer algo.

O ensaio é importante justamente para que situações como essas não aconteçam. É tão lindo quando um grupo bem ajustado, comprometido faz um ensaio para oferecer o melhor a Deus. Com corações inflamados, já vi ensaios virarem verdadeiros encontros de adoração.

Para termos um ensaio efetivo e próspero alguns pontos devem ser considerados.

- Passe a música com antecedência para o grupo.
Existem líderes que não enviam a lista de música, ou se não, enviam um dia antes como se as pessoas não tivessem vida e possam parar tudo para estudar as músicas enviadas. Então é importante enviar com antecedência.

- Estude a música em casa.
Estudar a música, ver a tonalidade certa, estudar sessão por sessão, fazer anotações, compreender as texturas, modulações e enfeites. São ações importantes para que você estude a canção. 

- Busque bases bíblicas para as canções que serão ministradas.
Por que isso é importante? Já parou pra pensar que você pode estar cantando algo para Deus que não tem nada haver com ele? Tudo que façamos deve ter base bíblica. Tenha a certeza, muitas vezes entram e saem pessoas da Igreja. Muitas vão esquecer a mensagem, mas poucas vão esquecer o louvor. Por isso é importante cantarmos canções que tem base bíblica.

- Seja comprometido ao horário.
Pessoal, a pior coisa que tem é quem chega atrasado. O ensaio não rende, as pessoas ficam irritadas, a hora voa quando inicia o ensaio, e se alguém chega atrasado já atrapalha. Já vi casos do grupo finalizar a passagem da música e assim que terminaram, tiveram que voltar e fazer tudo de novo porque um integrante que estava faltando chegou. É retrabalho. Existem pessoas que se esforçam pra chegar no horário, isso também é respeito. E respeitar o próximo faz parte do nosso culto a Deus, amém? O ideal é, se o ensaio começa as 9hrs da manhã, chegue as 8hrs30min. Em 30 minutos com boa organização vocês conseguem ajustar os microfones e passar o som com o sonoplasta.


- Tenha um coração de servo.
Deixei essa por ultimo, porque também reconheço que algumas vezes o roteiro vai mudar. Muitas vezes temos aquela lista de musicas prontas e ensaiadas, e pode acontecer de após a pregação, o Espírito levar a igreja por um caminho, onde você para acompanhar a ministração terá de mudar essa lista. Mude e dê o seu melhor para aquele momento. 


Pessoal, achei esse vídeo aqui de um ministério muito abençoado. Vale a pena ver, é bem divertido. https://www.youtube.com/watch?v=nJRGPUw_up0 




Eu não posso entrar aqui em assuntos técnicos de ensaio, pois seria necessário mostrar no real. Mas quaisquer duvidas vocês podem me enviar que eu responderei. 

Dedicar-se é ensaiar.
E ensaiar também é adorar.


Um grande abraço,
Andy

Andy Veríssimo Blogueiro

Cristão, publicitário de profissão, teólogo e poeta nas horas vagas. Músico e ministro de louvor, amante de sorrisos, do amor, dos livros e de bacon, é claro. Desde pequeno, sempre escrevi poesias, sempre apaixonado pela escrita decidi colocar alguns desses retalhos num blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário