Como montar uma ministração de louvor





“O resultado desse glorioso encontro entre o humano e o Divino é a adoração”. 



Bom dia galerinha, tudo na paz?
nessa manhã trarei a vocês a continuação do estudo que iniciamos na semana passada que é direcionado a ministérios de louvor.

Como montar uma ministração de louvor? Hoje abordaremos dois pontos importantes para a montagem da ministração. Estou abordando aos poucos para que os textos não fiquem longos.

Querido leitor, você já passou por aquela situação em que o seu grupo marcou o ensaio para as 9hrs da manhã no domingo e na hora do ensaio vocês escolheram as músicas para ensaiar e ministrar a noite?
Ou ainda, bem na hora da ministração o líder pega a pasta de música separada por ordem alfabética (isso quando está dessa forma rsrsrs) e ali o líder vai foleando as páginas até encontrar uma música que ele julgue adequada para aquele momento?

Na verdade isso ocorre pela falta de instrução para o ministério ou ainda pela falta de compromisso mesmo. Existem pessoas que são chamadas para o ministério de louvor mas não tem a vocação de Deus para isso, e nesse assunto abordarei em outros estudos. O que eu gostaria de sinalizar, é que o louvor é uma parte muito importante do culto. O louvor tem a função de preparar nosso coração para receber a palavra de Deus, e indo um pouco além, nós nos envolvemos com o próprio Deus através do louvor. Diz a bíblia que "Deus habita em meio aos louvores do seu povo". - Salmos 22:3

Já vivi coisas incríveis através de momentos intensos de adoração. Momentos estes inesquecíveis onde Deus cumpriu a palavra de Salmos 22, onde ele veio e habitou onde nós estávamos e me abraçou trazendo cura, liberdade e seu amor ao meu coração. Entender a funcionalidade e a importância  desse momento deveria nos despertar para uma melhor preparação. 

Em primeiro lugar busque a Deus sobre o que ele quer falar em determinada ministração. Deus está sempre falando, mas nem sempre estamos ouvindo. As vezes a correria do dia a dia rouba nossa atenção. Então busque em oração, jejum, e em momentos a sós com Deus. Invoca-me e te responderei e te mostrarei coisas grandes e firmes que não sabes.  - Jeremias 33:3

Mas Andy, Deus vai me dar as músicas?
Bom, já aconteceu de Deus me falar de músicas em específico, mas na maioria das vezes Deus me dirige a um tema para a ministração de louvor e partir desse tema vou alocando as canções. 

As vezes na mesma ministração temos músicas de exaltação, graças, cura, libertação, fora quando o ministro de louvor quer pregar no meio da música... e aí na pregação o pastor traz algo que não teve nada em relação ao ministrado no louvor. É interessante trabalhar os temas, para que a ministração se fixe para o ouvinte. É incrível quando aquilo que você preparou é exatamente aquilo que será pregado no culto. Vemos uma direção poderosa de Deus quando abrimos nosso coração para viver isso nesse nível.

Se o culto acabar as 22hrs e 30 minutos depois você perguntar a algum desapercebido o que foi pregado, provavelmente ele não se lembrará. Pode até ser que uma ou outra música ele lembre, lógico que vai variar de pessoa para a pessoa, mas na maioria das vezes acontece isso. Então trabalhar com temas é importante. Você pode perguntar ao seu pastor também com antecedência sobre o que ele irá pregar e aí você pode preparar uma ministração que dê enfase na mensagem que será pregada.

Em segundo lugar, depois de ter buscado a Deus, veja seu portfólio de músicas com antecedência. Separe as canções e envie para os músicos pelo menos com uma semana antes, esse tempo é tolerável. O ideal são duas semanas. Se tratando de que vocês já tocaram todas as músicas, e vale lembrar que  nada de colocar todas as cancões novas.  Uma é o ideal. Muitos ministros não se dão ao trabalho nem de colocar a música no projetor e ainda trazem canções novas para ministrar, ai fica difícil. 

Num próximo estudo abordaremos a lista de músicas e a postura do líder de louvor no momento da ministração. Mas lembre-se, antes de ministrar louvores a Deus, busque-o. Certo dia, numa aula com a Ana Paula Valadão no seminário, ouvi ela dizer assim "Quem canta ora duas vezes". Será que o que cantamos reflete a realidade do nosso coração ou é apenas música? Jesus sempre se retirava para os lugares secretos para ter seu momento com Deus, ali ele se alimentava e quando saía desses momentos a sós a glória de Deus brilhava através de sua vida por milagres sinais e prodígios. Deus quer te dar experiências incríveis através dessa ferramenta chamada música, você só precisa buscá-lo. A adoração começa quando você já se prepara com antecedência para a ministração. 

Se preparar é adorar. Que seu coração esteja queimando de amor por Deus cada vez que você se dirigir a Igreja para guiá-la em adoração. Clique no link da frase que abriu esse estudo e que o Espírito Santo te desperte através dessa canção para entrar no santo dos santos.




Que Deus te abençoe,
no amor de Cristo...
Andy


Andy Veríssimo Blogueiro

Desde pequeno, sempre escrevi poesias, apaixonado pela escrita, decidi colocar alguns desses retalhos num blog.

2 comentários: