O cuidado de um Pai em um Salmo



Senhor, tu me sondas e me conheces. Tu sabes o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento. Cercas o meu andar, e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos. Não havendo ainda palavra alguma na minha língua, eis que logo, ó Senhor, tudo conheces. Tu me cercaste por detrás e por diante, e puseste sobre mim a tua mão. Tal ciência é para mim maravilhosíssima; tão alta que não a posso atingir.
Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face? Se subir ao céu, lá tu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali estás também. Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar, até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá. Se disser: Decerto que as trevas me encobrirão; então a noite será luz à roda de mim. Nem ainda as trevas me encobrem de ti; mas a noite resplandece como o dia; as trevas e a luz são para ti a mesma coisa; Pois possuíste os meus rins; cobriste-me no ventre de minha mãe. Eu te louvarei, porque de um modo assombroso, e tão maravilhoso fui feito; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem. Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui feito, e entretecido nas profundezas da terra. Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro todas os meus dias foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia. E quão preciosos me são, ó Deus, os teus pensamentos! Quão grandes são as somas deles!
Salmos 139:1-17


Quando eu leio esse Salmo tenho uma certeza: - Deus me conhece e tem o controle da minha história. Indo um pouco além sobre isso, é interessante notar a preciosidade dos detalhes com a qual o salmista vem descrevendo o cuidado do Pai. Um Deus que sabe o meu assentar, o meu levantar, um Deus que sabe tanto sobre mim, que nem ao menos quando a palavra nem foi formulada em minha boca ele já conhece. Diante disso, me pergunto: - Porque fico preocupado?

Porque você se preocupa com quem vai se casar?
Porque você se preocupa com o futuro?
Porque te preocupas se teu ministério vai ser grande ou não?

Deus te conhece. Ele está presente na história, movimentando a própria história.
Ele é autor e participante ativo desse filme.

"Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face?
Se subir ao céu, lá tu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali estás também.
Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar,
Até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá.
Se disser: Decerto que as trevas me encobrirão; então a noite será luz à roda de mim.
Nem ainda as trevas me encobrem de ti; mas a noite resplandece como o dia; as trevas e a luz são para ti a mesma coisa;" 

Aleluia! Sabia, que ele te vê nesse abismo que você se encontra? ou ainda, ele também está com você nesse momento de alegria que você está vivendo.
Deus é Deus em montes e em vales, você não está só. E o mais lindo, "...Até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá...." Seja em situações fáceis ou difíceis, a mão dele vai te sustentar e te guiar. Não faltará palavra de direção sobre nossas vidas. Não ficaremos perdidos, ao léu.

"Tu me cercaste por detrás e por diante, e puseste sobre mim a tua mão." - A proteção de Deus. Na maioria das vezes nós não vemos, mas Deus nos livra de tantas coisas. Tanta maldade que ele não deixa que chegue perto de nós. Ele cerca por detrás, para evitar que o passado te assombre, e cerca adiante para garantir que você caminhe em segurança. Sobre nós a sua mão, garantindo o conforto e a proteção que somente o amor de um Pai amoroso pode dar.

"Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe;" - Que coisa mais linda, meu Deus. Ele me viu quando não existia matéria. Fico imaginando que ele sonhou comigo. Deus sonhou com você! Quando tem algo que a gente deseja muito, chegamos até a sonhar com aquilo. Creio que Deus fez isso conosco. Quando diz que ele nos viu quando nossos corpos ainda não existiam é porque ele sonhou conosco. Você é fruto do sonho de Deus! Aleluia!

"...e no teu livro todas os meus dias foram escritos;" - Eu não sei se sua história até o dia de hoje foi uma história fácil ou difícil. Eu não sei quantas montanhas você teve de escalar para chegar até aqui. Não sei se suas mãos e pés estão calejados dessa jornada. Eu sei de uma coisa, Deus escreveu uma história de honra para você. As crises são oportunidades de crescimento que ele nos dá para nos aperfeiçoar na fé, na esperança e no amor. Se fosse tudo fácil, como cresceríamos? Onde estaria o aprendizado se tudo viesse de mão beijada? Tenha fé, ele está dirigindo sua história.


Ótimo dia, que o amor do Pai inunde seu ser.
Um abraço, Andy

Andy Veríssimo Blogueiro

Desde pequeno, sempre escrevi poesias, apaixonado pela escrita, decidi colocar alguns desses retalhos num blog.

4 comentários:

  1. Oi Andy.. Sabe, todas as vezes que eu paro para pensar na imensidão do Amor do Senhor, eu me emociono. E ao ler esse texto não foi diferente, pq lágrimas vieram a tona. Esse Amor é tão grande, que ele entregou seu único filho para morrer por nós. Esse Amor é incondicional. Sabe o que imagino? Nossa, Deus é Deus, ele é o Rei do Universo, ele é o criador, o salvador, mas acima de tudo ele é o meu Pai. Como eu sou honrada por ter Deus como pai. Isso me faz tão feliz Andy.. Pq é exatamente esse Amor que colore os meus dias e que me faz sorrir. ~
    Esse texto falou ao meu coração.. Um grande Abraço Amigo.
    -Cássia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glória a Deus Cássia.
      O amor de Deus é algo incrível que é difícil de explicar. Sentimos, mas não explicamos. Somente aqueles que abriram o coração para o Espírito Santo, tem a possibilidade de viver esse amor na íntegra.

      Deus te abençoe minha amiga.
      <3

      Excluir
  2. ESSE SAAAALMOO <<<333
    Que amor maravilhoso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, seria uma missão impossível para mim escolher um texto da palavra de Deus como favorito, mas confesso que esse salmo derrete o coração dentro do peito sz
      Obrigado pela visita Rebecca! sz

      Bjs Andy

      Excluir