Eu te amo! - Cuidado! É mais sério do que você imagina.


"Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine. E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria. E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria. O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta." I Corintios 13: 1 ao 7

Eu tenho refletido muito sobre o amor, e gostaria de compartilhar com vocês.



É interessante que Paulo vai dizer ainda que eu faça muitas coisas na vida, se eu não tiver amor, nada serei. Paulo coloca o "amor" como o sentido das coisas que fazemos. Pois bem, temos a tendencia de romantizar o amor. Quero portanto apresentar o amor de outra perspectiva. Não que ele não seja romântico, mas ficará mais fácil pra você ver o significado real da palavra "Amor".

Pensei em escrever esse post, porque vejo por aí muita gente dizendo: "Eu te amo" pra Deus e para pessoas, nas quais estão envolvidas sentimentalmente, porém, dizem sem ter consciência do que isso significa. Eu mesmo já fiz isso. Aprendi.

Amor é coisa séria.

Primeiramente, gostaria de trazer um dos significados no grego da palavra amor. É Philia ou Phileu, o mesmo termo usado por Jesus em João 21:15 ao 17 quando ele pergunta por três vezes a Pedro: Tu me amas? "Cuida, apascenta, das minhas ovelhas"

A Palavra no Grego é Philia, significa amor generoso, onde o outro vem sempre em primeiro lugar. A preocupação com outro vem em prioridade. Esse amor é de cuidado, sacrifício e renúncia.

Assim como Paulo disse, o amor é sofredor. O Philia não busca nada em troca e ama mesmo sem ser correspondido.

Acredito que esse seja o significado real do amor.

O amor verdadeiro é marcado por dor, renúncia, sofrimento, sacrifício. Vemos isso em Jesus. Vemos isso nos seus ensinamentos, onde ele mesmo nos pede para "amar" o próximo como Ele mesmo amou, se sacrificando.



Então, quando você diz a Deus: Deus, eu te amo! Você esta dizendo na verdade, "Deus, eu dou minha vida por ti se necessário for", quando você diz a alguém: "Fulano, eu te amo", você está dizendo: Eu me sacrifico por você. Eu topo sofrer por você. Eu aceito te fazer o bem, mesmo sem receber nada em troca. Note que Paulo, em I Corintios 13 diz que o amor tudo sofre, tudo espera, não se irrita, nem se cansa, não age com egoísmo. Isso tudo é fruto de escolhas, e não de sentimentos. Escolher isso neste caso, é uma escolha bem difícil, porque temos a tendência a sermos egoístas. Nos dias de hoje, a maioria quer "se satisfazer" a qualquer custo, mesmo que eu "use", o outro. Mas, sacrificando, é assim que funciona.

Em Cantares 8, o sábio vai dizer que " o amor é tão forte como a morte"... " ... as muitas águas não poderiam apagar o amor ,nem os rios afogá-lo"

Não é um amor que se abala nas tempestades da vida. É forte. É uma escolha. Se não há a escolha, não há amor. Até porque, depois de alguns anos, a paixão passa, e o que fica, é a escolha. É a escolha que vai sustentar, e inclusive ser capaz de reacender o sentimento romântico.

Paulo, em I Cor.13, diz que sem esse amor nada seremos.
Aí está a tensão.
Nossos relacionamentos devem ser marcados por esse "sacrifício de amor" uns pelos outros. É assim que encontramos o sentido secundário da vida. (Sendo o primeiro, Deus mesmo) Amar, se sacrificar, e renunciar uns pelos outros.

Dá próxima vez que disser a alguém: Eu te amo! Pense bem, pois não é brincadeira, é sacrifício. Perfeito, é quando você, mesmo sem receber em troca, Ama se sacrificando, pois aí, quando essa pessoa te responder, ira escolher assim fazer por você também. E assim encontramos a parte romântica deste amor. Na resposta.

O amor é completo quando tem resposta. Porém, a ausência da resposta não deve ser empecilho pra quem ama. Neste caso, cada um responde por si.

Como diz o Pastor Josué Gonçalves:

· A justiça sem amor nos faz implacáveis.

· A diplomacia sem amor nos faz hipócritas.

· O êxito sem amor nos faz arrogantes.

· A riqueza sem amor nos faz ávaro.. .

· A pobreza sem amor nos faz orgulhosos...

· A beleza sem amor nos faz fúteis.

· A autoridade sem amor nos faz tiranos.

· O trabalho sem amor nos faz escravos.

· A lei sem amor nos oprime.

· A política sem amor nos deixa egoístas.

· A fé sem amor nos deixa fanáticos.

· A cruz sem amor se converte em tortura...




Lembre-se, o que dá sentido a tudo na vida é o amor.


Ainda tenho algumas reflexões sobre este assunto, mas em breve eu acrescento ao post. Espero que esse artigo abençoe sua vida.
Andy Veríssimo Blogueiro

Cristão, publicitário de profissão, teólogo e poeta nas horas vagas. Músico e ministro de louvor, amante de sorrisos, do amor, dos livros e de bacon, é claro. Desde pequeno, sempre escrevi poesias, sempre apaixonado pela escrita decidi colocar alguns desses retalhos num blog.

4 comentários:

  1. Muito bom Andy.... Esses dias tenho me feito algumas perguntas em relação a isso. Tenho andado muito egoista, querendo tudo do meu jeito, cheguei até a comentar com meus pais ja que ser sensivel é uma caracteristica minha. Entrei no orkut hoje pra dar uma olhada pq fazia tempo...e vi sua atualização e cliquei.... Foi de Deus!! Penso assim mesmo, mais se a gente não tomar cuidado o nosso Eu vence, até pq é muito mais facil... Deus continue te usando...

    ResponderExcluir
  2. fui uma grande benção para mim, falou ao meu coração.

    ResponderExcluir