Eu te amo! - Cuidado! É mais sério do que você imagina.


"Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine. E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria. E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria. O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta." I Corintios 13: 1 ao 7

Eu tenho refletido muito sobre o amor, e gostaria de compartilhar com vocês.



É interessante que Paulo vai dizer ainda que eu faça muitas coisas na vida, se eu não tiver amor, nada serei. Paulo coloca o "amor" como o sentido das coisas que fazemos. Pois bem, temos a tendencia de romantizar o amor. Quero portanto apresentar o amor de outra perspectiva. Não que ele não seja romântico, mas ficará mais fácil pra você ver o significado real da palavra "Amor".

Pensei em escrever esse post, porque vejo por aí muita gente dizendo: "Eu te amo" pra Deus e para pessoas, nas quais estão envolvidas sentimentalmente, porém, dizem sem ter consciência do que isso significa. Eu mesmo já fiz isso. Aprendi.

Amor é coisa séria.

Primeiramente, gostaria de trazer um dos significados no grego da palavra amor. É Philia ou Phileu, o mesmo termo usado por Jesus em João 21:15 ao 17 quando ele pergunta por três vezes a Pedro: Tu me amas? "Cuida, apascenta, das minhas ovelhas"

A Palavra no Grego é Philia, significa amor generoso, onde o outro vem sempre em primeiro lugar. A preocupação com outro vem em prioridade. Esse amor é de cuidado, sacrifício e renúncia.

Assim como Paulo disse, o amor é sofredor. O Philia não busca nada em troca e ama mesmo sem ser correspondido.

Acredito que esse seja o significado real do amor.

O amor verdadeiro é marcado por dor, renúncia, sofrimento, sacrifício. Vemos isso em Jesus. Vemos isso nos seus ensinamentos, onde ele mesmo nos pede para "amar" o próximo como Ele mesmo amou, se sacrificando.



Então, quando você diz a Deus: Deus, eu te amo! Você esta dizendo na verdade, "Deus, eu dou minha vida por ti se necessário for", quando você diz a alguém: "Fulano, eu te amo", você está dizendo: Eu me sacrifico por você. Eu topo sofrer por você. Eu aceito te fazer o bem, mesmo sem receber nada em troca. Note que Paulo, em I Corintios 13 diz que o amor tudo sofre, tudo espera, não se irrita, nem se cansa, não age com egoísmo. Isso tudo é fruto de escolhas, e não de sentimentos. Escolher isso neste caso, é uma escolha bem difícil, porque temos a tendência a sermos egoístas. Nos dias de hoje, a maioria quer "se satisfazer" a qualquer custo, mesmo que eu "use", o outro. Mas, sacrificando, é assim que funciona.

Em Cantares 8, o sábio vai dizer que " o amor é tão forte como a morte"... " ... as muitas águas não poderiam apagar o amor ,nem os rios afogá-lo"

Não é um amor que se abala nas tempestades da vida. É forte. É uma escolha. Se não há a escolha, não há amor. Até porque, depois de alguns anos, a paixão passa, e o que fica, é a escolha. É a escolha que vai sustentar, e inclusive ser capaz de reacender o sentimento romântico.

Paulo, em I Cor.13, diz que sem esse amor nada seremos.
Aí está a tensão.
Nossos relacionamentos devem ser marcados por esse "sacrifício de amor" uns pelos outros. É assim que encontramos o sentido secundário da vida. (Sendo o primeiro, Deus mesmo) Amar, se sacrificar, e renunciar uns pelos outros.

Dá próxima vez que disser a alguém: Eu te amo! Pense bem, pois não é brincadeira, é sacrifício. Perfeito, é quando você, mesmo sem receber em troca, Ama se sacrificando, pois aí, quando essa pessoa te responder, ira escolher assim fazer por você também. E assim encontramos a parte romântica deste amor. Na resposta.

O amor é completo quando tem resposta. Porém, a ausência da resposta não deve ser empecilho pra quem ama. Neste caso, cada um responde por si.

Como diz o Pastor Josué Gonçalves:

· A justiça sem amor nos faz implacáveis.

· A diplomacia sem amor nos faz hipócritas.

· O êxito sem amor nos faz arrogantes.

· A riqueza sem amor nos faz ávaro.. .

· A pobreza sem amor nos faz orgulhosos...

· A beleza sem amor nos faz fúteis.

· A autoridade sem amor nos faz tiranos.

· O trabalho sem amor nos faz escravos.

· A lei sem amor nos oprime.

· A política sem amor nos deixa egoístas.

· A fé sem amor nos deixa fanáticos.

· A cruz sem amor se converte em tortura...




Lembre-se, o que dá sentido a tudo na vida é o amor.


Ainda tenho algumas reflexões sobre este assunto, mas em breve eu acrescento ao post. Espero que esse artigo abençoe sua vida.
Andy Veríssimo Blogueiro

Desde pequeno, sempre escrevi poesias, apaixonado pela escrita, decidi colocar alguns desses retalhos num blog.

4 comentários:

  1. Muito bom Andy.... Esses dias tenho me feito algumas perguntas em relação a isso. Tenho andado muito egoista, querendo tudo do meu jeito, cheguei até a comentar com meus pais ja que ser sensivel é uma caracteristica minha. Entrei no orkut hoje pra dar uma olhada pq fazia tempo...e vi sua atualização e cliquei.... Foi de Deus!! Penso assim mesmo, mais se a gente não tomar cuidado o nosso Eu vence, até pq é muito mais facil... Deus continue te usando...

    ResponderExcluir
  2. fui uma grande benção para mim, falou ao meu coração.

    ResponderExcluir