Salvos pela cruz para sermos luz



"Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte.
E, também, ninguém acende uma candeia e a coloca debaixo de uma vasilha. Pelo contrário, coloca-a no lugar apropriado, e assim ilumina a todos os que estão na casa.
Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus".


Mateus 5:14-16
Quando a noite chega, a beleza fica por conta das luzes da cidade. Quem é paulista sabe do que digo. Afinal, quem nunca se encantou com a iluminação da Avenida Paulista quando o sol se põe? É nessa mesma avenida e em muitas outras em que as pessoas gostam de se encontrar após o fim do expediente vespertino. Parece engraçado, mas é incrível o número de pessoas que adoram uma noitada! Quando o brilho artificial dá o ar de sua graça, é o momento em que a população deseja correr para o escuro, aonde a perdição põe uma venda em seus olhos e o neon se torna um encanto às escuras.

É notório que boa parte dos jovens, homens e mulheres, esperam o momento em que lua emerge para apreciar a vida no meio da escuridão (não por completa: ainda sim há luzes - postes, semáforos, sinalizadores e etc. - os orientando). Veja: os bares, as boates, casas noturnas e outras desventuras sob o luar; estão sempre tão cheias. A multidão está acostumada a seguir as luzes erradas.

Todos nós somos guiados por uma luz. Seja a luz do sol, da lâmpada. Seja o semáforo ou a lanterna, visor do celular ou do computador. Nossos olhos sempre estão à procura da luz. 


Como cristãos, reconhecemos que Jesus é a nossa luz. Os versos acima em Mateus relatam o mesmo Jesus nos chamando de "luz do mundo", e é sob essa perspectiva que quero frisar uma pergunta:

Você tem sido a luz do mundo? Tem iluminado a vida das pessoas ao seu redor?

Se as pessoas não lhe enxergam como cristão é porque não há luz em você. Afinal, não há como esconder uma cidade construída sobre um monte (grifo do texto): as luzes irão lhe revelar. E, quando essa luz é colocada no lugar apropriado, todos os presentes em tal casa serão iluminados. Quando você está em Cristo, você se torna a luz do mundo. E ao assumir a sua posição e as brechas, toda sua casa será iluminada. Sua vida torna-se um lampião, uma labareda, que muito mais do que aquecer, também ilumina vidas e caminho.

O nosso trabalho, como igreja, é brilhar mais que as luzes da balada. É chamar mais atenção que o brilho do globo da discoteca para a pessoa de Cristo. É de despertar o desejo das pessoas em se reunir nome de Deus, e não por intermédio de um convite para um evento. E de curar os males das pessoas ao invés de fazê-los esquecer da amargura de suas vidas com um gole de outra bebida amarga. 

Seja você uma luz. Brilhe na sua família. Ame e obedeça seus pais, dê bom testemunho (principalmente nas pequenas tarefas). Ilumine as rodas de conversa da escola, faculdade ou trabalho. Esteja sempre pronto a ajudar e a pregar o amor de Cristo em seus meios sociais. Tudo para que o nosso Pai celestial seja glorificado. Que através da sua vida, outras pessoas possam trocar as luzes das noitadas pela luz de Cristo.

Tenha um dia abençoado e fique firme em Cristo!

Até mais galera, yo!
Raniery Seles Blogueiro

O Ranny é um garoto que vive num mundo de aventuras, onde há rios de Toddynho e muitos heróis e magias. Quando está no mundo real, ele é Diretor de Arte, Ilustrador (que desenha uma webcomics, chamada Herostoria), gamer (e sonha em trabalhar com GameDev.) e treinador Pokémon nas horas vagas. Quando ele não está envolvido com nada disso, pode ter certeza de que ele está dormindo.

2 comentários:

  1. E ae meu amigo Rany!
    Que top essa reflexão.
    Que sejamos luz sob a escuridão desse mundo! E que as pessoas enxerguem em nós a luz de Cristo. Que sejamos canais de sua graça e seu amor.

    abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Andy!
      Um dia chego no nível das tuas reflexões, hahahaha.

      Amém! Que sejamos sempre instrumentos nas mãos do altíssimo.

      E que bacana usar os comentários no blog para trocar uma ideia, hahaha.

      Abraço!

      Excluir