Meu nome




"Trouxeram-lhe então um endemoniado cego e mudo; e o curou, de tal modo que o cego e mudo falava e via."

Mateus 12:22


Os milagres de Jesus não foram e não são fim em si mesmos. 
Por isso que os milagres de Jesus são chamados de sinais. O milagre é um sinal. E o sinal aponta em alguma direção. Os milagres de Jesus apontavam para identidade messiânica de Jesus. Os milagres que Jesus realizava, são formas ilustrativas de dizer: "eu sou o Messias". Muitas pessoas esperavam o Messias. Outras, entretanto, reivindicavam ser o messias - muitos falsos se levantaram nos tempos de Jesus. 
É interessante estudar sobre Israel para entender como esse povo esperava o seu messias. Mas Israel sabia, através das Escrituras como identificar o messias verdadeiro. Dentro desses critérios eram prerrogativas messiânicas alguns milagres específicos. Eram indícios do messias, a ressurreição de um morto, a cura de um cego de nascença, e aqui a expulsão de um demônio mudo. Essa expressão "levaram-lhe um endemoniado que era cego e mudo", é totalmente intencional.  É como se eles dissessem: "- Esse Jesus não está dizendo que é um messias? então leve a ele um surdo e mudo de nascença".
 Esse demônio mudo só poderia estar sujeito a autoridade do messias. 

E porque? 

 Na cultura de Israel a questão do nome da pessoa é questão de identidade. O nome representa quem a pessoa é. Quem nomeia domina. Quem sabe o nome conhece. E quem sabe o nome e nomeia tem a oportunidade de exercer influência e controlar. Por isso que em Gênesis, Deus deu ao primeiro casal a responsabilidade de dar nomes aos animais isso era uma expressão de hierarquia. O homem nomeia os animais. O ser humano está acima. Pela mesma razão em Êxodo 3:13, quando Deus se encontra com Moisés, este  pergunta pelo seu nome. Deus então diz, o meu nome é impronunciável. Tanto que a expressão apenas com consoantes do nome de Deus em hebraico, tenta expressar essa verdade. "YHVH" Os estudiosos da Torá dizem que o nome mais próximo ao som que Moisés teria ouvido no deserto quando diz: "o meu nome é EU SOU", na verdade, ele não disse um nome, ele disse como que "eu não tenho um nome, EU SOU" tudo que tem um nome, é delimitado, é conhecido, tem tamanho,  é ordinário, pode ser manipulado e decodificado. Deus está dizendo, eu não tenho um nome. Os estudiosos dizem que o que Moises teria perguntado a Deus, a resposta que mais se aproxima ao que Deus lhe respondeu, seria mais ou menos próximo a uma respiração humana.
 Deus é o que permeia o universo e da sustentação a ele. Por isso que o nome de Deus é impronunciável pois ele não esta ao alcance das nossas mãos.

Por isso que um demônio mudo quando ele não pode expressar o seu nome, ele não pode ser conhecido não pode receber ordens. Você acaba lutando contra um inimigo invisível. Mas ele pode ser conhecido pelo Messias. Por isso que quando Jesus cura o homem mudo, eles apontam a Jesus como o Messias.

Baal zebu. (senhor das moscas)

E tão lindo quanto saber que Deus é a autoridade suprema sobre nós, é saber que esse Deus se encarnou e veio até nós e hoje o seu nome, está acima de todo nome. Jesus! 

"Não há salvação em nenhum outro, pois debaixo do céu não há nenhum outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos."

Atos 4:12


Eu escrevi tudo isso a você, para te dizer que Deus conhece o seu nome. E o seu nome está gravado nas palmas das mãos de Deus. Você é importante, e especial, seu nome está lá nas mãos do todo poderoso. Ele fez sua história, Ele escreveu seus dias para serem dias de alegria e dias de benção. O MESSIAS conhece o seu nome. Ele te conhece! Aleluia!

 Então, se Ele sabe seu nome, Ele é a autoridade suprema sobre você e sobre sua história. Ele reservou coisas incríveis àqueles que o amam. II Cor 2:9 "Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem sequer chegou ao coração humano, as coisas que Deus tem reservado aqueles que o amam. "

Aproveite esse devocional, e leia o Salmo 139. 

Um grande abraço, Andy


Andy Veríssimo Blogueiro

Desde pequeno, sempre escrevi poesias, apaixonado pela escrita, decidi colocar alguns desses retalhos num blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário