Um convite ao extraordinário


E respondeu-lhe Pedro, e disse: Senhor, se és tu, manda-me ir ter contigo por cima das águas.
E ele disse: Vem. E Pedro, descendo do barco, andou sobre as águas para ir ter com Jesus.
Mas, sentindo o vento forte, teve medo; e, começando a ir para o fundo, clamou, dizendo: Senhor, salva-me!
E logo Jesus, estendendo a mão, segurou-o, e disse-lhe: Homem de pouca fé, por que duvidaste?


Imagem por Amédée Varint

A grande prerrogativa de qualquer discípulo, é se tornar igual a seu mestre, e tudo quanto Jesus fazia, tinha esse intuito, ensiná-los. Lógico que quando pensamos na pessoa incrível de Jesus, e olhamos para nós, vemos o quanto estamos longe desse alvo. Mas a vida cristã é uma construção que se inicia a partir da decisão de seguir a Cristo, até que cheguemos a estatura do varão perfeito, como diz Paulo. (Efésios 4:13) Você pode segui-lo de longe, apenas como um admirador. Você vai estar na multidão sem nunca de fato fazer algo relevante no reino de Deus.  Você pode segui-lo de perto, atento, estudá-lo, ser apenas um teólogo estudioso de sua pessoa, sem nunca o conhece-lo.

 Sabe aquela diferença entre ouvir e escutar? É exatamente isso. 

Ou você pode subir o nível desse relacionamento e sentar mesa. Pode deitar em seu colo e chamá-lo de Pai. Pode entrar no barco com Ele, e andar sobre as aguas...

 O que quero dizer, é que o convite de Jesus para os discípulos, era um convite a sair do raso. Um convite a uma vida de profundidade no relacionamento com Deus. 

Havia um ditado entre os discípulos dos rabinos da época, que era "cubram-se com a poeira dos pés de seu rabino". Ou seja, ande tão perto dele, a ponto de você se cobrir com a poeira que os pés do seu rabino levanta ao andar. Certamente os discípulos de Jesus sabiam disso, e dentro do que era possível eles se aproximavam de Jesus para assim, aprender dele. Logo depois da multiplicação de pães, Jesus sobe ao monte para orar e pede a seus discípulos que atravesse para o outro lado. O barco já estava longe e durante a noite, Jesus aparece andando sobre as águas. Aterrorizados eles pensam ser um fantasma. Ele diz: Não temais, sou eu. 

Pedro, o ousado. Gosto de pensar na pessoa de Pedro com esse adjetivo. Ousado. Ele diz a Jesus que se fosse Ele mesmo, que o convidasse a encontrá-lo sobre as aguas. Jesus diz: Vem!

Que extraordinário! Consegue imaginar essa cena? Pedro foi, certamente o único ser humano, depois de Jesus a andar sobre as águas. Que incrível! 

Mas, apesar de tudo isso ser extraordinário, Pedro começa olhar para o vento, para o mar, para si mesmo... e afunda. Eita Pedro! (suspirei)

É aqui que eu quero me conter. Pedro não duvidou de Cristo. Pedro não duvidou do poder de Jesus. Pedro duvidou de si. "Homem de pequena fé", disse Jesus. 

Muitas vezes não recebemos coisas de Deus, não porque não cremos nele. Mas não cremos que Ele pode nos fazer extraordinários. O convite de Jesus a Pedro foi: Pedro, você é meu discípulo, você quer se tornar igual a mim. Então venha ser extraordinário igual eu sou. Venha andar sobre as águas. 

Deus quer te fazer extraordinário igual Ele é para que o nome dEle seja glorificado. Para que isso seja um testemunho da grandeza dEle na sua vida.

Fé é crer em Jesus. Fé é crer que Jesus pode me fazer melhor. Fé é crer na obra de Cristo operante ativamente na minha vida. 

E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas;
Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão.

Acredite na obra que Jesus iniciou na sua vida antes mesmo do dia em que você se entregou a Ele. Aceite o convite de Jesus para uma nova vida. Tempestades virão, mas em Jesus, você pode andar sobre as águas.

Um grande abraço, Andy



Andy Veríssimo Blogueiro

Desde pequeno, sempre escrevi poesias, apaixonado pela escrita, decidi colocar alguns desses retalhos num blog.

6 comentários: