Alegre-se, mesmo que esteja difícil


 


Uma das epístolas que mais chama minha atenção, certamente é a de Filipenses. 

O Apóstolo Paulo estava preso, alguns teólogos vão defender que ele estava em Roma, e mesmo em cadeias, escreveu uma carta, que incentiva a Igreja a unidade, a alegria em meio a circunstâncias difíceis, a humildade e a soberania de Deus.

Mas gostaria de escrever a vocês um comentário justamente sobre a alegria.

Em filipenses 4:4, Paulo diz, "Alegrai-vos no Senhor, outra vez digo, alegrai-vos."

Como alguém preso injustamente, pode sugerir uma ênfase na alegria? O significado de alegria segundo Aurélio, é a satisfação, vivo contentamento e o prazer. E isso chamou muito a minha atenção.

É normal do ser humano se entristecer. Estima-se que mais de 300 milhões de pessoas em todo mundo sofram de depressão, que pode ser, por exemplo, a falta de alegria que se tem na vida. É um dos males do nosso século, certamente. Vivemos num mundo cheio de desafios, onde as pessoas são reconhecidas pelo que tem, pelos títulos, pela roupa e por futilidades. É normal ao nosso século nos compararmos ao que está na moda. Irmãos, essas são vaidades, e coisas sem valor. 

Paulo estava preso, provavelmente apanhou ao ser capturado. Com dores, e cadeias, ele disse: alegrem-se! Uma carta que foi escrita aproximadamente no ano 61 d.C ecoa por séculos, nos convidando a alegria no Senhor. Não uma alegria em coisas terrenas. Não é uma alegria baseada em curtidas, ou seguidores. Isso não tem valor no reino de Deus! É uma alegria que vai além das situações externas. É uma alegria que vai além das nossas perdas, ou faltas. Podemos direcionar nossa alegria a um hambúrguer, a um momento, uma lembrança, a compra de um bem de valor ou até a pessoas. Mas Paulo, mesmo em circunstâncias difíceis está nos convidando a alegria no Senhor. 

Na mesma carta ele escreve:


"Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade. Tudo posso naquele que me fortalece."

Filipenses 4: 12 e 13

A alegria de Paulo não tinha fundamento aqui na terra. Quando colocamos nossa alegria em amizades terrenas, em coisas, e em bens apenas, isso pode ser bem passageiro. Podemos sentir até um êxtase pelas conquistas, ou numa viagem, mas quando o barulho se desliga, o vazio volta. A falta de sentido no coração do homem só pode ser completa no Senhor. Eu te encorajo a mesmo em circunstâncias difíceis, olhar para o Senhor. Nele temos satisfação completa. 

Como cantou Vencedores por Cristo, "Satisfação é ter a Cristo..."


https://www.youtube.com/watch?v=8pUHh9TGX0w



Andy Veríssimo Blogueiro

Desde pequeno, sempre escrevi poesias, apaixonado pela escrita, decidi colocar alguns desses retalhos num blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário