Posso ouvir música do mundo?




Oi Galerinha, tudo bem com vocês?
Bom, eu sempre converso com muitas pessoas que estão envolvidas com música nas Igrejas por onde eu ministro, ou as vezes até novos convertidos e sempre me perguntam: - Pode ouvir música do mundo? E a minha resposta é sempre a mesma. Na verdade, temos que começar a refletir sobre esse assunto definindo o que seria "música do mundo". 

Todas as músicas são do mundo, mas para nós os cristãos, músicas do mundo são músicas feitas por pessoas não-cristãs. Sejamos sinceros, se formos julgar por esta forma então a partir de hoje não vamos mais consumir nada feito por um não crente. Arroz, feijão, óculos, sapatos, roupas, etc. Vamos nos privar de frequentar restaurantes e trabalhar. Afinal de contas, seu chefe pode ser um não-crente. Mesmo ele pagando seu salário certinho, você deve sair pois ele não professa a mesma fé que a sua. 

Sejamos coerentes meus amigos. Na minha opinião, música do mundo são músicas que tem letras que vão contra os valores de Deus, letras que falam de traição, adultérios, orgias, ciúmes, sedução, desejo de vingança, ódio... e outras. E se o martelo bate forte de um lado deve bater forte do outro também. Tem música cantada por cantores "Gospel" que de cristã não tem nada. Músicas com erros doutrinários bizarros, que ainda assim pecam contra Deus do mesmo jeito. Heresia na música é pecado tanto quanto roubo ou adultério.

Se vamos considerar então "Música do Mundo" estilos musicais como funk, samba, rock e outros, teremos um problema, pois não existe ritmo santo e ritmo mundano. Deus é o criador de todas as coisas, e ele deu ao homem a capacidade de criar. É possível sim criamos um funk, um samba ou um rock que seja cristão a fale dos valores cristãos.

Falando de mim, eu escuto músicas feitas por descrentes quando sinto vontade. Escuto músicas de bom conteúdo. Tenho certeza que tudo que é bom vem de Deus. Posso citar aqui exemplos como Luiz Gonzaga que tem músicas que falam do nordeste e de valores culturais, sem malícia ou maldade. Ainda temos músicas na nossa MPB como Vinicius de Moraes. Uma música como "...Eu sei que vou te amar, por toda a minha vida eu vou te amar..." é mais cristã que muitas que cantamos na Igreja onde promovem a vingança. "... parafraseando: quando você vencer as pessoas vão te ver no palco, e quem não te ajudou vai engolir sua vitória!". Na boa galera, nunca vou cantar ou ouvir uma música assim. Outro cantor das antigas que sempre encanta com suas músicas é o Roberto Carlos, na maioria delas é romântico e não malicioso. Mais atual que isso, só John Mayer, você já ouviu a música Daughters? Eu indico. Veja a tradução dela, carrega valores cristãos.

Bom pessoal, essa é minha opinião sobre esse assunto, eu espero de coração que meus argumentos possam de alguma forma trazer crescimento e edificação na fé de vocês. Qualquer dúvida deixem nos comentários, estarei respondendo a todos. 

Um grande abraço ,
Andy
Andy Veríssimo Blogueiro

Desde pequeno, sempre escrevi poesias, apaixonado pela escrita, decidi colocar alguns desses retalhos num blog.

6 comentários:

  1. Muito Bom!

    musicadomundoblog.blogspot.com.br

    https://www.facebook.com/musicadomundoblog/

    ResponderExcluir
  2. Muito bo, Andy. Um assunto que eu gosto bastante! Mesmo sendo esse um blog bastante apaixonado (risos).
    Gostei do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahaha de fato. O amor predomina aqui no blog. Mas sempre sai uns devocionais abençoados também, e além disso pretendo trazer alguns temas diferentes como esse que você leu. Que bom que gostou, volte mais vezes.

      bjs Andy

      Excluir
  3. Penso assim também! Sempre sugestiono musica boa sendo cristã ou não!

    Abraços!
    Vinicius Castro

    ResponderExcluir