Fé, esperança e amor


Boa tarde gente, tudo bem com vocês?
Bom, no devocional de hoje gostaria de trazer o texto de I Coríntios 13:13. E diz assim:
" Agora pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, porém o maior destes é o amor."


Eu particularmente vejo o texto de I Coríntios 13 como um dos mais lindos de toda a bíblia. A descrição máxima do apóstolo Paulo sobre o amor não poderia ser melhor. Em todos os meus anos de estudo nunca vi citação tão bela e precisa sobre a definição do amor. É tão precisa, que se formos pensar mesmo a respeito, é um amor quase que utópico. Somos tão falhos que alcançar 100% do amor descrito ali só Jesus na cruz assim o fez. Mas não é porque é difícil chegar a 100% que vamos parar onde estamos e não fazer nada. Nossa vida é uma caminhada de amadurecimento no caráter de Deus, até o dia que chegaremos a estatura do varão perfeito, Jesus. Bom, o texto de Coríntios termina dizendo que permanecem a fé, a esperança e o amor, e destes três, o maior é amor.

Primeiro falando da fé, vejo que Paulo fala desta no sentido de AVANÇAR. 
Isso mesmo! Fé para que? Fé para avançar. Ele mesmo disse " Esquecendo-me das coisas que para trás ficam, prossigo para o alvo, no prêmio da soberana vocação que está em Cristo."  Paulo sabia que para vencermos as coisas neste mundo precisaríamos de fé. 

Quer avançar na sua vida? Tenha fé. Mas lembre-se! Quando falamos de fé bíblica, não estamos falando apenas de um sentimento que te faz acreditar no impossível. Estamos falando de movimento. Estamos falando de atitude. O livro de Hebreus, no capítulo 11, existem varias citações sobre Heróis da Fé. Pela Fé Abraão, Isaque, Jacó, José... Josué, e até Raabe a prostituta que arriscou sua vida protegendo os espias de Israel em Jericó é citada. Fé sem obras é morta. Então quando Paulo fala de Fé, está falando de atitude. Quer avançar? Movimente-se. Faça algo. Saia do lugar de conforto e ande sobre as águas pela fé. 

Em segundo lugar Paulo fala de Esperança. E assim como fiz na Fé, me perguntei: "Esperança para quê?" Porque Paulo citou esperança? Ah sim, é claro! Esperança para CONTINUAR. Fé para avançar. Fé para te fazer sair do lugar de inércia. Fé para te levantar dessa cama. E a esperança vem como segundo passo para te fazer CONTINUAR na caminhada. É difícil levantar. Mas é muito mais difícil continuar. Muitos tem afastado de Deus neste dias não porque não creem, mas sim, porque não tem forças para continuar.Quando falamos em esperança, falamos em ESPERA. Esperar o quê? Quem espera, espera algo. Quem tem esperança, tem esperança para mudança de alguma coisa. Nós como cristão esperamos o dia em que Jesus virá buscar seu povo e trazer justiça sobre a terra. E também, temos esperança na manifestação do reino de Deus enquanto estamos aqui nesta terra. Deus pode operar na sua vida, família, finanças, área sentimental, e outras. Tudo depende se você vai ter fé e esperança para continuar firme.

Falamos de fé para avançar.
Esperança para continuar. E agora falaremos do amor.

Amor para PERMANECER.

O amor é que te faz permanecer. É duro? Está difícil? Está doendo? O amor é o que te faz permanecer. Ninguém fica porque é legal. Ficamos num lugar porque amamos. Como meu pastor sempre diz, temos amor por tudo que ajudamos a construir. Mas, construir algo não é fácil. Deixar um legado não é fácil. Precisamos de amor. Quando amamos nosso trabalho, trabalhamos melhor. Se você ama sua esposa, não vai se importar se naquele dia de TPM ela te tratou de uma maneira que você não esperava. Você vai relevar. O amor faz isto. O amor te faz permanecer. Ficar firme na obra, no ministério, na família, no trabalho. O amor é razão de tudo.

Então fique atento para não perder um destes três. Fé se perde quando nos acomodamos. Esperança se perde quando ela está colocada no lugar errado. Se esperarmos no lugar errado vamos nos frustrar. Tenha sua esperança em Deus. E o amor, se mantém acesso quando agimos com fé e esperança, juntos e misturados. Assim o amor permanece.Amamos aquilo que suamos a camisa para conquistar com fé, trabalho, esperança, sonhando, acreditando e amor. Com amor tudo se resolve.

Que Deus abençoe seu final de semana!
Andy Veríssimo Blogueiro

Desde pequeno, sempre escrevi poesias, apaixonado pela escrita, decidi colocar alguns desses retalhos num blog.

2 comentários:

  1. Andy, perfeito o seu texto - que chamo de estudo. O Apóstolo Paulo "sempre" nos ensinando a refletirmos sobre alguns aspectos da vida do cristão. E muito bom o destrinchar e pontuar das palavras: FÉ, ESPERANÇA E AMOR. Parabéns!

    Blog Irmão Baiano

    www.irmaobaiano.com.br/

    ResponderExcluir