Oração - EBD #1



Olá pessoal, tudo bem com vocês?

Bom, eu dou aula na EBD da minha Igreja, e iniciamos recentemente um estudo sobre oração e gostaria de compartilhar o esboço de tudo que estudamos aqui com vocês. Minha oração é, de fato para que tudo que você aprenda conosco, possa trazer transformação em Jesus Cristo nosso Senhor. 

Vamos abordar oração sob três perspectivas:

- Como se deve orar?

- A oração que Jesus nos ensinou.

- A oração que Jesus fez.

O que é oração?


Já no wikipedia temos a seguinte definição:




É unanime a definição de que oração é falar com Deus. Quando observamos a vida de Jesus, vemos que ele por diversas vezes tinha o costume de se retirar para orar. Os discípulos por sua vez ja sabiam orar. Podiam não ser pessoas letradas e estudadas, porém todo judeu conhecia a lei. Todo judeu desde pequeno era acostumado a ir ao templo e fazer suas orações e ofertas. Então eles já tinham uma ideia do que era oração. Porém o jeito de Jesus chamou a atenção deles. Em Lucas 11:1 vemos um pedido intrigante. " Senhor, ensina-nos a orar..."
Uao, que pedido! Havia uma conexão de Jesus com os céus que chamou atenção dos discípulos. O que é que Ele tanto fala em suas orações. Ele sempre se retira para orar! (até imagino um dos discípulos dizendo isso).
Assim como em tudo, Jesus não veio revogar a lei, mas aprofundar o conhecimento sobre ela. A lei diz, "Não adulterarás". Jesus vai dizer: Aquele que sequer olhar para uma mulher com olhares impuros, já adulterou em seu coração com ela. Assim ele fala sobre a ira também. Mas o fato é que em tudo ele veio ampliar nossa visão da nossa relação com o próprio Deus. Ele foi aquele que iniciou sua oração dizendo "Pai nosso". Isso de fato era um escândalo pra época. 



O texto de Mateus 6 do 1 ao 18 fala sobre praticas de justiça.

E quando orares não sejais como os hipócritas...
Quando jejuares, não sejais como os hipócritas...
E quando deres esmola. o que a tua direita der, a tua esquerda não veja, não sejais como os hipócritas...

Então a primeira lição que devemos aprender é que oração é uma prática da justiça. Para muitos judeus fariseus, o ato de orar em público nas praças e levantarem a voz para mostrarem uma aparência de poder, de santidade e justiça. Mas Jesus vai dizer que eles já receberam sua recompensa diante dos homens. 
A palavra usada aqui no original hebraico é "Sedaqah". Sedaqah significa doação. Ou prova da pessoa que doa. Em outras palavras, cumpra a justiça de Deus compartilhando daquilo que Ele te deu. 
Então por existir esse conceito, muitos fariseus faziam tudo a mostra para todos para que o povo os vissem como justos, ou aqueles que fazem justiça. 

Lá em Romanos 14:17 o apóstolo Paulo vai dizer que o Reino de Deus não é comida, nem bebida, mas justiça, paz, e alegria no Espírito Santo. O reino de Deus é justiça. E essa justiça se manifesta também através da oração. É exatamente isso que Jesus queria ensinar.
Estamos falando de práticas de justiça certo? E uma dessas práticas era a oração. 
Para Jesus e os profetas, orar, dar esmolas e jejuar não eram obras de bondade, mas práticas de justiça.
Os discípulos de Cristo não praticam a justiça porque são virtuosos, e de acordo com Ele, muito menos porque escondem algum desejo de recompensa com suas obras. Eles praticam essas coisas por causa da justiça. Porque é justo. Os discípulos faziam o que era certo e não necessariamente porque teriam uma vantagem nisso. 
Vou orar porque é certo! É certo que eu ore, que eu me humilhe diante de Deus, que eu reconheça sua soberania e não porque Ele pode me dar algo. Não por interesse. 

Só nesse ponto, já vemos o quanto das nossas orações são interesseiras não é mesmo? Quantas pessoas se aproximam de Deus só quando precisam. Querem suas mãos, mas não seu amor. 
Jesus vem nos ensinar que oração é mais do que pedir, mais do que buscar por interesse, e sim uma prática de justiça.


 

Oração é um ato de justiça do Reino de Deus. E se é do Reino de Deus que estamos falando, na oração que Jesus nos ensinou Ele diz: "Venha o teu Reino, assim na terra, como é no céu...."

Ou seja, o Reino de Deus já é manifesto nos céus, e quando oramos podemos traze-lo até nós. 

Essa é nossa lição de hoje. Espero que tenham gostado e que essa palavra possa trazer transformação. Em breve continuaremos com essa aula. 



Andy Veríssimo Blogueiro

Desde pequeno, sempre escrevi poesias, apaixonado pela escrita, decidi colocar alguns desses retalhos num blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário